quinta das lavadeiras, 2024

concurso
6.º lugar
cliente
lisboa – sru
location
lisboa (pt)
co-autoria com
ata - atelier tiago antero
equipa
diogo borges ferreira
engs
foco - projetos sustentáveis
imagens
bisto.3d
ano
2024

Sob o desígnio da habitação a custos controlados, a proposta assume uma postura simultaneamente analítica e criativa, procurando tirar partido das circunstâncias existentes para fazer Cidade, criando uma frente urbana dinâmica e integrada como a envolvente.

Em cada projeto há uma oportunidade para pensar um futuro melhor. Quando o projeto procura colmatar uma necessidade urgente de habitação, há uma oportunidade que não podemos perder.

Perante um programa extenso, padrões de exigência elevados e as circunstâncias urbanas, sociais e económicas que nos envolvem, a proposta centra-se no equilíbrio harmonioso entre a função e a forma, o lugar e a comunidade. Esta investigação analítica enriquece a proposta, contudo, é sempre à experiência e à memória das Casas que foram nossas, que regressamos para pensar o seu futuro.

Destes gestos e premissas, resultam um conjunto de 24 fogos distribuídos em 5+1 pisos destinados a habitação de tipologias variadas (4 T1, 12 T2 e 8 T3), articulados em duas ou mais frentes de modo a garantir uma exposição solar variada ao longo do dia, ventilação transversal e uma democrática relação com a paisagem.